Inspeção
Home

Sistema de proteção catódica

A Palessa Engenharia de Corrosão realiza inspeções em sistemas de proteção catódica através dos métodos CIS (close interval survey) e PCM (pipe current mapper).

 

CIS (CLOSE INTERVAL SURVEY)

A técnica CIS (close interval survey) também conhecida como “Passo a Passo” é uma “radiografia” do funcionamento do sistema de proteção catódica.

 

O potencial eletrolítico ON e OFF do duto é levantado metro a metro. Para isto é necessário chavear os retificadores da área de influência utilizando chaves sincronizadas por satélite.

 

Estes potenciais são armazenados em um registrador digital e após a coleta exportados para um PC. Os resultados serão plotados graficamente para análise, a qual evidenciará os locais de baixo potencial, onde o sistema de proteção catódica deverá ser melhorado assim como poderá caracterizar falhas no revestimento.

 

Nestes locais deverão ser feitas medidas de resistividade elétrica e aplicada outra técnica chamada DCVG.

 

PCM (PIPE CURRENT MAPPER)

O PCM (pipe current mapper) também conhecido como “técnica de atenuação da corrente” mimetiza o sistema de proteção catódica.

 

Assim uma fonte de corrente constante injeta no duto tons de frequências diferentes, que irão retornar pelo solo. Estas correntes estão destinadas a: localizar, medir a profundidade e verificar a quantidade corrente circulante no duto.

 

As não-conformidades detectadas na corrente circulante são transformadas em gráficos que analisados determinam locais de queda abrupta da corrente circulante indicando possível falha do revestimento. Nestes locais suspeitos deverá ser aplicada outra técnica chamada A-FRAME para confirmar a falha.

 

Topo